Conteúdo

A Annetta

De boas escolhas a um propósito cristalino: uma forma inovadora de se pensar em empreender.

Postado: 19, , Novembro 2021

No último artigo, trouxemos algumas reflexões sobre o acaso da coincidência, o poder das escolhas e como devemos assumir esse poder. Se ainda não viu o artigo passado, corre lá pra ver!

Essas reflexões se baseiam nas escolhas que Miguel Annetta fez para que finalmente a Annetta Corantes e Tintas Especiais fosse fundada lá nos anos 2000 e, principalmente, para que o propósito da empresa fosse, simplesmente, criar química colorida, protetiva e segura.

Esse propósito, na verdade, não é nada simples. Ao contrário, é muito forte! 

Dada a história do nosso fundador, toda sua experiência e vivência no ramo de tintas e revestimentos, é claro que ele optou por fazer química. Entretanto, quando pensamos em que tipo de química a Annetta faz e em qual o nosso diferencial frente a tantas outras empresas do mesmo setor, entendemos sua opção.

Não basta simplesmente fazer o que se sabe, mesmo que o faça com excelência. Para que um negócio se destaque é preciso algo a mais. É preciso inovar! Para que isso aconteça, é preciso ter propriedade, claro, mas principalmente ter a capacidade de uma nova ação em relação ao que se tem propriedade. 

Definitivamente, Miguel Annetta e consequentemente a Annetta se destacam, pois, além de detentores do conhecimento, conseguem entender diversas oportunidades de mercado com uma visão diferenciada e criar soluções que são inovadoras. 

Então, absolutamente, nós não somente fazemos química; na Annetta, criamos química como ninguém!

Outro fator importante para o sucesso da Annetta é o fato de que Miguel conseguiu duplicar o seu conhecimento e sua visão, e, ainda, conseguiu a colaboração de muitas pessoas neste processo.

Voltando ao propósito, nós criamos química colorida, protetiva e segura. Colorida, em um negócio cujo carro chefe são corantes e tintas especiais, pode parecer óbvio, mas não é!

Se te perguntarem qual é a sua cor preferida, você sabe responder imediatamente? Possivelmente sim, já que as cores, mesmo de maneira subliminar, influenciam na vida das pessoas... Inclusive, existe uma ciência que estuda as cores

Ela é denominada colorimetria e desenvolve métodos de quantificação da cor e também estuda o tom, a saturação e sua intensidade. Além desse tipo de estudo quantitativo, o qual a Annetta é especialista, existe também um outro chamado de psicologia das cores, que estuda qual é o impacto que cada cor causa no cérebro humano.

De acordo com essa área de estudo, cada cor possui um significado, por isso causam diferentes emoções nas pessoas. Portanto, a comunicação pode ser influenciada de forma direta a partir das possíveis interpretações de cada uma das cores. No marketing, por exemplo, transmitir a emoção correta pode ser decisivo no momento de fazer com que o cliente se sinta estimulado a comprar algum item.

Enfim, fazer química colorida não é tão simples. Aguçar os olhos através das cores e dar cor à vida, não é fácil. Dar cor é uma arte e nós sabemos como.

No entanto, não basta que uma tinta, revestimento ou corante sirvam exclusivamente para colorir ou decorar. É preciso que ele vá além, pois não adianta pintar uma parede e em uma primeira passada de bucha ou sol ou chuva a cor sair. Não adianta revestir um piso que não tenha dureza suficiente e ele risque todo. Não adianta revestir um tanque e ele corroer. Como também não adianta utilizar um anticorrosivo e não levar em consideração o que será armazenado neste tanque ou a saúde do usuário. Já pensou ter resquícios de cromo-6 (um agente super nocivo à saúde) em um tanque de água?

No fim, não adianta decorar, colorir, se não proteger!  E disso a Annetta pode se orgulhar.

Na Annetta prezamos pela qualidade acima de tudo, e oferecemos soluções de proteção para qualquer ambiente e resistência necessária, seja ela química, a intempéries ou a microrganismos, por meio de produtos inovadores e com alta tecnologia agregada. 

No exemplo do tanque revestido com anticorrosivo à base de cromo, não adianta nada proteger a superfície e não proteger o usuário! Entramos no último aspecto do nosso propósito: nós criamos química colorida, protetiva e segura. 

Você sabia que tintas, a depender da procedência, podem conter alguns agentes nocivos à saúde humana e ao meio ambiente? Elas podem conter chumbo em sua composição, por exemplo.

Nosso fundador, Miguel Annetta, após seu período na Sumaré Tintas, hoje uma das divisões da americana Sherwin Willians, acabou adoecendo com uma condição extremamente rara em homens, o câncer de mama.

Durante sua carreira, ele ficou exposto continuamente a solventes, aditivos e pigmentos inorgânicos, os quais continham compostos como o cobalto, chumbo, cádmio e outros que, hoje, são sabidamente carcinogênicos. Muitos desses compostos ainda são utilizados no ramo das tintas, principalmente industriais.  Por isso, sempre aconselhamos os consumidores a prestarem muita atenção para a composição e procedência das tintas.

Hoje, Miguel passa bem e trabalha ativamente na Annetta, atuando como nosso presidente. Possui uma energia incrível (e uma grande exigência de qualidade) para seus 85 anos de idade.

E, por conta dessa experiência, a Annetta não possui em suas formulações metais pesados ou outras substâncias cancerígenas e, claro, prezamos pela saúde de todos os colaboradores, usuários e pelo meio ambiente.

Notaram como as escolhas de alguém, como as do nosso fundador, devido a uma experiência pessoal, criam toda uma marca para evitar que outras pessoas passem pelo que ele passou?

Esse foi o gatilho. Uma escolha. Escolha que levou ao surgimento de um propósito que vai além dele, gerindo assim o dia-a-dia de todos os nossos colaboradores. 

Assim, vale repetir... Não basta simplesmente fazer o que se sabe, mesmo que o faça com excelência. Para que um negócio se destaque é preciso algo a mais. É preciso inovar. É preciso fazer boas escolhas. É preciso ter um propósito claro, cristalino!

a gente guarda estatísticas de visitas para melhorar sua experiência de navegação, saiba mais em nossa política de privacidade.

Entendi!